Capacitação de Acolhida, Atendimento e Acompanhamento à Pessoa Idosa no Suas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Apresentar alguns fundamentos teórico-metodológicos do SUAS, destacando os conceitos de proteção social, família, cuidado, território, rede, vulnerabilidade, violências e violações de direitos;
  • Refletir sobre os sinais e tipos de violências e violações de direitos contra a pessoa idosa e as possibilidades de enfrentamentos;
  • Apresentar o papel e função dos serviços da proteção social básica e especial na acolhida, atendimento e acompanhamento a pessoa idosa e sua família;
  • Mapear a rede de proteção à pessoa idosa visando o trabalho intersetorial e interdisciplinar;
  • Pensar com a equipe sobre protocolos, fluxos e metodologia de atendimento à pessoa idosa e sua família. 

Objetivo

Qualificar profissionais de nível médio e superior das equipes de referência e coordenadores dos serviços de proteção social básica e especial do SUAS para o processo de acolhida, atendimento e acompanhamento da pessoa idosa e sua família. 

Público Alvo

Profissionais de nível médio e superior das equipes de referência e coordenadores dos serviços de proteção social básica e especial do SUAS.

Temas Abordados

MÓDULO I - ATUAÇÃO ARTICULADA E INDICADORES DA POPULAÇÃO IDOSA: O território e a rede socioassistencial: estratégias para atuação articulada (assistência social, saúde, segurança pública, sistema de justiça e conselho municipal do idoso); Protocolos, fluxos e metodologia de atendimento à pessoa idosa e sua família; Produção de indicadores sobre população idosa no município visando qualificar as políticas públicas.
MÓDULO II – O ENVELHECIMENTO E A PROTEÇÃO INTEGRAL À PESSOA IDOSA: Proteção social, assistência social, vulnerabilidade, violências e violações de direitos: perspectivas teóricas e práticas; Processo de envelhecimento e o envelhecer na atualidade; Discutir sobre etarismo, ajeismo, idadismo e outras formas de violências e discriminações (classe, escolaridade, gênero, sexualidade, corpo, raça, etnia, território) contra as pessoas idosas. Projetos de vida e o envelhecimento saudável; Idosos longevos: estratégias de escuta ao desejo do sujeito.
MÓDULO III - O SUAS NO ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA: Acolhida, atendimento e acompanhamento a pessoa idosa e sua família no SUAS; Objetivos, função e responsabilidades do CRAS: PAIF e PSB; Objetivos, funções e responsabilidades do SCVF e Centro Dia; Objetivos, função e responsabilidade do CREAS: PAEFI, SEPREDI e Abordagem Social; Objetivos, função e responsabilidade do Centro Pop; Objetivos, função e responsabilidade dos serviços e equipes da alta complexidade com enfoque as equipes que atendem nas ILPIs; Estratégias para construção do PAF no CRAS e no CREAS para qualificar o atendimento à pessoa idosa e sua família.

Informações

Docente(s)

Gisely Pereira Botega
Doutora em Educação

Psicanalista com graduação em Psicologia (2003) e Pedagogia (2017) pela UNISUL. Possui Mestrado (2006) e Doutorado (2017) pelo Centro de Ciências da Educação da UFSC. Formação em Psicologia Social (2003). Atualmente realiza formação no curso de Psicopatologia Perinatal pelo Instituto Pais e Bebês. Pesquisadora do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC/CED/UFSC) desde o ano de 2005. A partir de 2026 passou a integrar o Coletivo TravessiaS de Psicanálise em Florianópolis/SC. Foi professora colaboradora da UFSC, UDESC e UNISUL entre 2008 e 2020. Foi Psicóloga no CRAS de Garopaba/SC em 2011. De 2014 até 2026 psicóloga no serviço PAEFI/CREAS/Ilha. No ano de 2020 atuou como psicóloga do Centro Pop de Florianópolis. Nos anos de 2021 e 2022 coordenou o Centro de Referência de Assistência Social CREAS Ilha e integrou o comitê municipal da Escuta Especializada. Atua como psicanalista em consultório privado no atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Desde o ano de 2024 é docente colaboradora do Instituto RANAI.

Solicite seu orçamento personalizado

Preencha com seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você

Como o meu município pode inscrever por Empenho?

Cada município possui um conjunto específico de etapas a serem seguidas. No entanto, para simplificar o processo, disponibilizamos todos os documentos necessários do Instituto Ranai.

Uma vez obtidos os documentos pertinentes, recomendamos encaminhá-los diretamente ao Setor de Compras/Financeiro do seu município.

É crucial incluir detalhes, especialmente a quantidade de participantes previstos para o evento. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Você pode nos enviar um e-mail para institutoranai@gmail.com ou, se preferir, nos contatar pelo WhatsApp.