Capacitação de Atendimento e Acompanhamento Longitudinal de Pessoas em Situação de Rua

Objetivo

Instrumentalizar e aprimorar as(os) profissionais que atuam na atenção socioassistencial às pessoas em situação de rua, proporcionando subsídios e conteúdos para o atendimento e acompanhamento longitudinal de pessoas identificadas como pertencentes ao segmento, enfatizando estratégias de escuta, formação de vínculo e a intersetorialidade da atenção, à luz conceitos das práticas de atenção psicossocial e dos princípios e diretrizes do Decreto 7.053/2009, que institui a Política Nacional para População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, bem como outras legislações e resoluções setoriais que aprofundam e focalizam dimensões dessa política nacional, sobretudo a Resolução do CNJ 425/2021 e a recente Lei 14.821/2024.

Público Alvo

Profissionais que atuam na atenção socioassistencial às pessoas em situação de rua.

Temas Abordados

MÓDULO I – ESTRUTURA GERAL DAS POLÍTICAS PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: Apresentação, análise e debate acerca dos documentos fundamentais do ideário das políticas para pessoas em situação de rua, bem como das legislações, seus princípios e diretrizes, e a estrutura geral da rede socioassistencial voltada ao segmento. O objetivo específico do módulo é mapear a arquitetura fundamental da política nacional, reconhecendo seus ideais, seus princípios e diretrizes e as formas concretas pelas quais ela é atualmente implementada.
MÓDULO II - O PROCESSO DE RUALIZAÇÃO COMO VIOLÊNCIA: Conceitualização, elaboração e reflexão do fenômeno da “rualização” como processo histórico marcado por múltiplas e heterogêneas histórias de vida, sujeitos, vulnerabilidades psicossociais e violências. O objetivo específico do módulo é aprimorar o conhecimento de profissionais técnicos com intuito de ampliar suas lentes de análise sobre aspectos determinantes e complexos na produção da rualização.
MÓDULO III - PRÁTICAS DE ATENÇÃO À PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA: Reflexão e debate sobre aspectos práticos de atenção às pessoas em situação de rua a partir de dispositivos técnicos do SUAS. Os objetivos específicos do módulo são: (1) pensar a estrutura dos dispositivos socioassistenciais de atenção à pessoa em situação de rua e o lugar possível do técnico que os opera; (2) estudar conceitos e teorias balizadoras da prática socioassistencial; e (3) estabelecer princípios e diretrizes práticas que coadunem com as aspirações originárias da política para a pessoas em situação de rua, bem como com as possibilidades atuais e reais de sua realização em cada território.

Informações

Docente(s)

Pedro Morales Tolentino Leite
Mestre em Psicologia Social e Cultura

Psicólogo CRP-12/11843 e Psicanalista. Especialista em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestre em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2024). Atuou como psicólogo nas políticas públicas de saúde, saúde mental e assistência social entre os anos de  2012 e 2022. No campo da assistência social sua maior ênfase foi a atuação como psicólogo em um Serviço Especializado de Abordagem Social, voltado majoritariamente para PSR. Atualmente é psicanalista e psicólogo clínico, além de atuar como supervisor clínico ou de profissionais que atuam no campo das políticas públicas. Tem experiência na área de políticas públicas, saúde mental e na atenção a pessoas em situações sociais críticas.

Solicite seu orçamento personalizado

Preencha com seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você

Como o meu município pode inscrever por Empenho?

Cada município possui um conjunto específico de etapas a serem seguidas. No entanto, para simplificar o processo, disponibilizamos todos os documentos necessários do Instituto Ranai.

Uma vez obtidos os documentos pertinentes, recomendamos encaminhá-los diretamente ao Setor de Compras/Financeiro do seu município.

É crucial incluir detalhes, especialmente a quantidade de participantes previstos para o evento. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Você pode nos enviar um e-mail para institutoranai@gmail.com ou, se preferir, nos contatar pelo WhatsApp.