A Lei 13.431/2017 e o Decreto 9.603/2018 indicam que a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência deve ser realizada por profissionais devidamente capacitadas(os), na direção da proteção, provimento de cuidados e superação das consequências da violação sofrida.
Entendemos que a qualificação teórico-prática possibilita uma atuação humanizada, com o preparo e a segurança necessários para intervir de modo adequado à realidade das crianças, adolescentes e suas famílias.
Habilitar profissionais da rede de proteção para realizar a escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, a partir de boas práticas de atenção e articulação em rede.
Profissionais que atuam em órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da assistência social, da segurança pública e dos direitos humanos.
Mestra em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Psicóloga, CRP-12/14108. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Especialista em Psicologia Clínica (2014) e pós-graduada em Impactos da Violência na Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2014). Mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022).
Formação em Recursos Humanos, pelo SENAC (2010). Experiência profissional nas áreas jurídica, social e clínica. Atuou por sete anos (2015-2022) como Psicóloga Assistente Técnica no Conselho Regional de Psicologia - 12ª Região, junto ao Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), Comissão de Ética (COE) e Comissão de Análise do Título de Especialista (CATE). Qualifica profissionais de todo o país para a escuta de crianças e adolescentes em situação de violência, violência doméstica contra a mulher e elaboração de documentos psicológicos.
Mestre em Psicologia Social e Cultura
Psicólogo CRP-12/12459. Mestre em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) e doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Foi assessor de diretoria e políticas para a profissão do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina entre os anos 2015 e 2020, trabalhou na política pública de saúde e assistência social, como Psicólogo; e foi professor do Curso de Psicologia da UNICESUSC, em Florianópolis até 2023.
Foi membro da Comissão Pró-Sistema de Prevenção e Combate à Tortura em Santa Catarina, vinculado a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e membro do Laboratório de Psicologia Escolar - LAPEE/UFSC. Atualmente é professor da Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM e sócio-fundador do Instituto Ranai, onde leciona cursos de formação na temática dos direitos da criança e adolescente. Tem experiência na área de políticas públicas, infância e adolescência e direitos humanos.
Assistente Social graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, especialista em Políticas Sociais e Demanda Familiares pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL e mestranda em Serviço Social pela UFSC. Foi Integrante do Sistema de Garantia dos Direitos da criança e do adolescente por mais de treze anos, sendo onze deles como Conselheira Tutelar em Florianópolis/SC (2013 – 2024). Durante oito anos foi membro da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual- RAIVS e também participou como membro do conselho gestor de Escuta Especializada de Florianópolis/SC nos anos de 2019 e 2020, organizado pelo Ministério Público de Santa Catarina e posteriormente do comitê gestor de Escuta Especializada, de 2020 até meados de 2023. Foi tutora do curso de Escuta Especializada realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas – FEPESE em 2023 e atualmente é professora do Instituto Ranai, onde leciona cursos de formação na temática dos direitos da criança e do adolescente para todo SGDCA.
Psicóloga (CRP 12/16611). Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do curso de Psicologia no UNICESUSC. Coordenadora do projeto de extensão CASA – Construção de Vínculos e Apoio com o Serviço de Acolhimento Institucional. Foi idealizadora e coordenadora do projeto Refletindo Adoção (UFSC/LACCOS). Atua como perita psicóloga nas Varas da Infância e Juventude. Atua na área de formações, avaliações e consultorias na interface entre Psicologia, Direito e Serviço Social, com ênfase em políticas de assistência social, acolhimento institucional, escuta especializada, desenvolvimento infantojuvenil e processos de destituição do poder familiar e adoção.
Psicóloga com ampla experiência na rede pública municipal, onde atua desde 2009 nos campos da assistência social e da educação. Graduada em Psicologia pela FURB, com especialização em Psicanálise: Clínica e Políticas Públicas de Saúde Mental (FURB) e em Políticas Sociais e Demandas Familiares (UNISUL), tem sua prática ancorada em princípios éticos e clínicos, voltada à escuta qualificada de sujeitos em vulnerabilidade, especialmente crianças, adolescentes e suas famílias. Ao longo de mais de uma década de atuação no CRAS, desenvolveu atendimentos individuais e grupais, articulação intersetorial e fortalecimento da rede de proteção social, consolidando-se como uma profissional comprometida com o cuidado público e com a promoção de direitos no contexto das políticas sociais. Foi secretária de assistência social e habitação de Nova Trento durante os anos de 2022 a 2024, Vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), membro da mesa diretora da Comissão Intergestores Bipartite (CIB Assistência Social) e coordenadora do Colegiado Regional de Assistência Social da região da GRANFPOLIS.
Psicóloga (CRP 12/10256), Especialista em Psicologia Jurídica (CFP). Especialista em Avaliação Psicológica (CFP). Possui especialização em Ciências Policiais (Academia Nacional de Polícia). Pós Graduada em Psicologia Clínica Gestáltica (Instituto Granzotto). Possui cursos de formação avançada em Gestalt-terapia com Crianças (Dialógico/RJ e Instituto Granzotto) e Curso de Gestalt-terapia com Adolescentes (Dialógico/RJ). Possui curso de Escuta Especializada pela Childhood Brasil. Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina com mobilidade acadêmica pela Universidade de Coruña (Espanha). Psicóloga clínica com enfoque em atendimentos em violência de gênero (desde 2011) e psicóloga policial na Polícia Civil de Santa Catarina (desde 2015). Docente na temática de Escuta Especializada de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Palestrante na área temática das violências e saúde mental. Membro e coordenadora do Comitê da Escuta Especializada de Canoinhas. Co-fundadora do Projeto Labirintos do Silêncio, que aborda temáticas de violências contra crianças e adolescentes.
Cada município possui um conjunto específico de etapas a serem seguidas. No entanto, para simplificar o processo, disponibilizamos todos os documentos necessários do Instituto Ranai.
Uma vez obtidos os documentos pertinentes, recomendamos encaminhá-los diretamente ao Setor de Compras/Financeiro do seu município.
É crucial incluir detalhes, especialmente a quantidade de participantes previstos para o evento. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Você pode nos enviar um e-mail para institutoranai@gmail.com ou, se preferir, nos contatar pelo WhatsApp.
“A proteção vem do preparo e tudo começa com a escuta”.