Capacitação para o Atendimento a Mulheres em Situação de Violência Doméstica

Para atender mulheres em situação de violência doméstica com segurança e qualidade é preciso preparo.

Para atender mulheres em situação de violência doméstica com segurança e qualidade é preciso preparo, planejamento e atenção às normativas que regem a defesa de direitos dessa população. A acolhida, o atendimento e os encaminhamentos devem se conectar à realidade e necessidades das mulheres e suas famílias, o que demanda atenção e cuidado a situações que podem envolver controle, dependência e fragilidade.

Por isso, a qualificação e a troca com os pares deve ser um compromisso constante, na direção da qualidade de vida e bem estar dessas mulheres.

Objetivo

Qualificar profissionais na atenção a mulheres em situação de violência doméstica, com ênfase na escuta ativa, intervenção e encaminhamentos adequados, de forma a garantir um atendimento protetivo e que esteja de acordo com as legislações em vigor.

Disponibilizado às(aos) participantes: Lista de referências técnicas para atuação.

Público Alvo

Trabalhadoras(es) da Política de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselheiras(os) Municipais dos Direitos da Mulher, profissionais da rede privada e demais interessados.

Temas Abordados

Contexto sociocultural de produção de violências;
Conceitos de violência;
Impactos da violência na saúde;
Identificação de sinais e sintomas de violência;
Critérios de avaliação de fatores de risco;
Principais normativas que regem a atenção à mulher vítima de violência;
Procedimentos de atenção na rede de proteção;
Boas práticas no atendimento, notificação, comunicação e encaminhamento;
Discussões de casos práticos.

Informações

Docente(s)

Katia Corrêa Quintanilha Soares
Advogada

Advogada (OAB/SC 39450), formada pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (II/2012). Trabalhou na Delegacia de Proteção à Mulher, à Criança, ao Adolescente e ao Idoso de Balneário Camboriú (2005/2012). Foi Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Camboriú - CMDM (2021/2023), conselho este que foi criado em 2013 e ficou inativo por 8 anos. Secretária Geral da 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina (2021/2024). Coordena projeto de atendimentos jurídicos às mulheres em situação de violência doméstica em Camboriú e foi uma das idealizadoras do OAB Por Elas Santa Catarina em 2017. Pós-graduada em violência contra mulher pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (2023).

Associada fundadora e Presidente da Associação Razões para Recomeçar, para amparar e fortalecer mulheres em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade social de Camboriú.

Solicite seu orçamento personalizado

Preencha com seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você

Como o meu município pode inscrever por Empenho?

Cada município possui um conjunto específico de etapas a serem seguidas. No entanto, para simplificar o processo, disponibilizamos todos os documentos necessários do Instituto Ranai.

Uma vez obtidos os documentos pertinentes, recomendamos encaminhá-los diretamente ao Setor de Compras/Financeiro do seu município.

É crucial incluir detalhes, especialmente a quantidade de participantes previstos para o evento. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Você pode nos enviar um e-mail para institutoranai@gmail.com ou, se preferir, nos contatar pelo WhatsApp.