Capacitação em Gestão dos Conselhos Municipais

A estruturação dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas é um mandamento legal, cuja implementação é de responsabilidade dos Poderes Executivos. Essa exigência já evidencia, por si só, a importância desse mecanismo de controle e participação popular para a sociedade. Ao se falar dos papéis fiscalizatório, propositivo, deliberativo e normativo desses conselhos, busca-se capacitar os conselheiros municipais de direitos – que ocupam cadeiras estratégicas na defesa e construção de um debate sobre políticas públicas – para atuarem de forma eficiente, legal e com qualidade na gestão pública.

Objetivo

A capacitação dos participantes tem como finalidade prepará-los para compreender e atuar nos mecanismos de controle, participação e fiscalização dos serviços e políticas públicas municipais. Entre os principais objetivos, destacam-se:

  • Desenvolver habilidades para que os conselheiros possam exercer os papéis fiscalizatório, propositivo, deliberativo e normativo, essenciais para o funcionamento democrático dos conselhos.
  • Preparar os conselheiros para o controle da gestão dos fundos municipais, como o Fundo Municipal de Assistência Social, bem como dos fundos destinados ao idoso e à Criança e Adolescente.
  • Fortalecer o debate público e a transparência na gestão, garantindo que os recursos e as políticas públicas atendam aos critérios de eficiência e legalidade, refletindo os interesses e necessidades da comunidade.

Ao integrar esses elementos, a capacitação não só reforça o compromisso com o controle social, mas também contribui para a criação de um ambiente normativo e participativo que possibilita a elaboração de propostas inovadoras e a fiscalização efetiva das ações governamentais. Dessa forma, os conselheiros, ao se equiparem com conhecimentos e ferramentas de auditoria, análise e monitoramento, tornam-se atores fundamentais na defesa e promoção de políticas públicas que atendam aos interesses coletivos e assegurem o direito a uma gestão pública transparente e eficiente.

Público Alvo

Membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social, Idoso, Criança e Adolescente, gestores públicos e secretariado executivo.

Temas Abordados

Módulo I- Os Sistemas de controle e o papel dos conselhos municipais de políticas públicas:
Fundamentos do Sistema de Controle da Administração Pública; Conceito e finalidade de garantir legalidade, eficiência e transparência; Importância do controle social e da participação popular. Legislação que respalda os conselhos; Responsabilidade dos Poderes Executivos na criação e manutenção dos conselhos, reforçando a transparência e a democratização da gestão; Papel e Funções dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas (fiscalizatório, propositivo, deliberativo e normativo); Atividades Práticas e Estudos de Caso.
Módulo II- O Controle do Fundo Municipal de Assistência Social, idoso, criança e adolescente (FMAS, FMI e FIA):
Aspectos legais e normativos que regem sua gestão; Papel dos Conselhos na Gestão e Fiscalização do FMAS, FMI e FIA; Monitorar a aplicação dos recursos e verificar a conformidade dos gastos; Elaboração e aprovação dos planos de aplicação. Instrumentos de controle, indicadores, ferramentas de acompanhamento, prestação de contas e mecanismos de participação cidadã; Metodologias e ferramentas de fiscalização; Apresentação de experiências exitosas e debates sobre desafios e soluções.

Informações

Docente(s)

Natália Guilhermetti Garcia
Advogada

Advogada formada pela Universidade do Vale do Itajaí em 2017. Especialização pela Escola da Magistratura, organizada pela Associação dos Magistrados do Trabalho, com enfoque em relações de trabalho e escravidão moderna. Servidora pública, atualmente lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social, atuando no Sistema de Garantia de Direitos. Foi integrante da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, buscando a efetivação dos princípios da administração pública e prevenção aos meios de assédio. Foi extensionista da Universidade Federal de Santa Catarina junto ao Grupo de Formação Continuada de Profissionais das Políticas de Assistência Social e Saúde em Trabalho Social com Famílias. Ativista, palestrante, professora, assessora técnica da Política Socioassistencial e participante de conselhos de direitos e do Grupo de Trabalho  da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, buscando a estruturação e debate da política voltada para pessoas em situação de rua em nível regional. É coordenadora do Fórum Regional de Trabalhadores do SUAS da Foz do Rio Itajaí.

Faça sua Inscrição Agora!

Como o meu município pode inscrever por Empenho?

Cada município possui um conjunto específico de etapas a serem seguidas. No entanto, para simplificar o processo, disponibilizamos todos os documentos necessários do Instituto Ranai.

Uma vez obtidos os documentos pertinentes, recomendamos encaminhá-los diretamente ao Setor de Compras/Financeiro do seu município.

É crucial incluir detalhes, especialmente a quantidade de participantes previstos para o evento. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Você pode nos enviar um e-mail para institutoranai@gmail.com ou, se preferir, nos contatar pelo WhatsApp.