Capacitação sobre Família Acolhedora – Em Presidente Prudente

Implementação e funcionamento com ênfase na garantia da convivência familiar e comunitária

LOCAL: Presidente Prudente – SP

DOCENTE: Janice Merigo – Doutora em Serviço Social

 


 

INSCRIÇÃO INCLUI:

  • Alimentação: Almoço e Coffee-Break;
  • Material do evento (bloco de anotações, caneta e crachá de identificação);
  • Acesso ao material digital após o curso;
  • Certificado de participação, válido em todo território nacional;
  • Inscrição com acesso a todos os dias do Curso.

 


 

VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO:

 FALE CONOSCO 

Objetivo

Capacitar profissionais da rede socioassistencial para atuarem de forma qualificada no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, por meio de fundamentos teóricos e práticos que assegurem atendimento humanizado e tecnicamente adequado a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar em decorrência de medidas de proteção, seja por abandono ou incapacidade temporária da família de origem.

Público Alvo

Gestoras(es) e técnicas(os) que atuam nos serviços de acolhimento familiar, e demais profissionais responsáveis pela coordenação, gestão e execução das ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Temas Abordados

Módulo 1 – Concepção do Acolhimento Familiar como Medida de Proteção: Fundamentos legais e normativos do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Princípios da proteção integral e do direito à convivência familiar e comunitária; Diferenças e complementaridades entre acolhimento institucional e familiar; O Acolhimento Familiar no Sistema de Garantia de Direitos.
Módulo 2 – Funcionamento do Acolhimento Familiar: Estruturação e gestão do serviço: fluxos de ingresso, acompanhamento e desligamento; Articulação intersetorial com saúde, educação, justiça e segurança pública; Atribuições da equipe técnica do serviço; Monitoramento e avaliação da qualidade do atendimento.
Módulo 3 – Trabalho Social com a Família de Origem: Diagnóstico social e acompanhamento familiar; - Estratégias para fortalecimento de vínculos e superação de vulnerabilidades; - Planos individualizados de atendimento (PIA); - Preparação para reintegração familiar e situações de adoção.
Módulo 4 – Metodologia de Trabalho com as Famílias Acolhedoras: Estratégias para identificar e engajar potenciais famílias acolhedoras; Critérios para Avaliação e Seleção de Famílias; Formação Inicial para Famílias Acolhedoras; Acompanhamento da Família Acolhedora; Metodologias para suporte contínuo e avaliação do ambiente familiar.

Informações

Docente(s)

Janice Merigo
Doutora em Serviço Social

Doutora em Serviço Social na UFSC. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Especialista em Direitos Sociais e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília UNB. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS. Docente do Curso de Serviço Social da Universidade Franciscana - UNIFRA (2002 a 2007) e no Curso de Serviço Social da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL (2007 a 2014), Docente no Curso de Especialização em Políticas Públicas e Demandas Familiares, Gestão da Política de Assistência Social. Coordenadora do Curso de Especialização Sistema Único de Assistência Social e o Trabalho Interdisciplinar. Atuou como Assistente Social no município de Dionísio Cerqueira e Palhoça/SC. Atualmente é Assistente Social na Federação Catarinense de Municípios FECAM (2008), Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social CEAS (2009/2012). Conselheira Estadual de Assistência Social (2019-2021). Em 2013 publicou o livro "O Sistema Único de Assistência Social em Santa Catarina: avanços e desafios a partir das experiências municipais" e em 2025, publicou o livro sobre o Acolhimento Familiar: experiências de SC. Membro da Associação Nacional de Gerontologia - ANG. Ministrou Disciplinas no Programa Capacita SUAS do MDS, no Estado de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará.

Fale com nosso time comercial e faça sua inscrição agora!

Como o meu município pode inscrever por Empenho?

Cada município possui um conjunto específico de etapas a serem seguidas. No entanto, para simplificar o processo, disponibilizamos todos os documentos necessários do Instituto Ranai.

Uma vez obtidos os documentos pertinentes, recomendamos encaminhá-los diretamente ao Setor de Compras/Financeiro do seu município.

É crucial incluir detalhes, especialmente a quantidade de participantes previstos para o evento. Se precisar de mais informações ou tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato. Você pode nos enviar um e-mail para institutoranai@gmail.com ou, se preferir, nos contatar pelo WhatsApp.